sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Uma rápida biografia do Rock and Roll

Rock and roll (também escrito rock 'n' roll) É um gênero musical, derivado do Rhythm and Blues, de grande sucesso, surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

O começo
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley and The Comets lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll, e logo após Rock Around The Clock , em 12 de abril de 1954. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Fats Domino Bo Diddley, Buddy Holly e Little Richard.

Anos 60: Estouro
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempos : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década. A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors, Grateful Dead, Love, Iron Butterfly, Frank Zappa, Jethro Tull, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, The Who e Cream.

Anos 70: Popularidade
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie. Surge também o movimento punk, com o slogan “faça você mesmo”, um estilo que defendia a rebeldia, e trazia em suas letras a crítica social, bandas como Ramones (percursores do estilo) ,The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Patti Smith, The Stooges estouraram no cenário musical.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd, Genesis, Queen, Aerosmith, Kiss, Blue Cheer, AC/DC, Slade, Heart Sweet, New York Dolls, e Yes.

Anos 80 : Uma mistura no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Smith, The Police, Duran Duran, New Order. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Apesar do Heavy Metal ter tido início na década anterior, com Alice Cooper, Judas Priest, Motörhead, foi na década de 80 que ele se afirmou com nomes como Iron Maiden, Saxon, Metallica, Accept e Manowar. E é aqui também que surge o “temido” Trash Metal com as bandas, Megadeth, Mercyful Fate Slayer, Kreator, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura. O Heavy Melódico também começa a mostrar sua cara com Helloween (percursor do estilo), Stratovarius, Blind guardian, Rhapsody e Angra. É aqui também que o estilo Emocore acontece, bandas como Embrace, Rites of Spring.
Bandas que fizeram mais sucesso nessa década: U2, Guns n’ Roses, Bon Jovi Joy Division, Public Image Ltd, The Cure, Siouxsie & the Banshees, Echo & the Bunnymen, The Fall, Gang of Four, Jesus and Mary Chain, The Smiths, Bauhaus, Alien Sex Fiend, Christian Death, Sisters of Mercy, The Birthday Party, Sonic Youth, Bad Religion, Descendents e Hüsker Dü.

Anos 90: Uma gama de ramificações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine, Beastie Boys, Suicidal Tendencies, Jane's Addiction, Living Colour, Primus e Faith no More fundem o rock e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Stone Temple Pilots, Bush, Silverchair, Creed, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass, Millencolin, Blink-182 e Sum 41.
Bandas de maior sucesso na década de 90: Pulp, Suede, The Stone Roses, Blur, L7, Bikini Kill, Sleater-Kinney, Babes in Toyland, Bratmobile, Smashing Pumpkins, Cake, Dream Theater, Shadow Gallery, Evergrey, Symphony X, Queensryche, Vanden Plas, Alice In Chains, Deftones, Godsmack, Evanescence, System of a Down, Radiohead, Pixies, Dinosaur Jr., The Strokes,The Libertines, White Stripes, Coldplay, Travis, Belle & Sebastian, Slint, Coheed and Cambria, Slipknot, Korn, Limp Bizkit, P.O.D., Otep, Linkin Park, Deftones, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Death, Obituary, Deicide, Cryptopsy, Nile, Benediction, Krisiun, Dismember, Entombed, In Flames, Soilwork, Children of Bodom, Marduk, Emperor, Gorgoroth, Dimmu Borgir, Cradle of Filth, Immortal, Dark Funeral, Darkthrone, Marilyn Manson, Nine Inch Nails, Rammstein, Fear Factory, Deathstars, Ministry, Rob Zombie, As I Lay Dying, All That Remains, Caliban, Killswitch Engage, Avenged Sevenfold, X Japan, Luna Sea, Glay, Buck-Tick, L'Arc~en~Ciel, Malice Mizer, Moi Dix Mois.

Ano 2000: O que aconteceu com o Rock?
Com o pop dominando as paradas, o rock parece ter perdido a força. bandas como The Strokes, The Vines, Yeah Yeah Yeahs, Interpol, Franz Ferdinand, Bloc Party, Kaiser Chiefs, 'The Coral, Raconteurs, She Wants Revenge, Arctic Monkeys, Libertines e White Stripes, estouraram no cenário mundial, mas em resumo o rock continua apático e sem vida.
Agora temos dominando o “rock” mundial o Emocore, estilo que surgiu em 1980, e hoje tem bandas como Simple Plan e My Chemical Romance.
Mas será que o Rock, bom e verdadeiro é isso, cadê o espírito? Onde está a LIBERDADE? desculpem mas o rock virou um grande novelo, que ninguém sabe onde começa ou termina. Hoje tudo é Rock, se há uma guitarra com distorção e uma bateria acompanhando, já se torna rock.
O problema do rock, não está em quem o faz, mas sim no povo que o escuta. Quando a massa entender que o rock não é isso aí que ta aparecendo, quem sabe o verdadeiro movimento rock and roll apareça para reinar mais uma vez.
Como diria Marcelo Nova: “O Rock não morreu, foi ao salão de beleza.”

Em breve a história do Rock and Roll no Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oiii...eu tbm amo rock'n roll, será q poderiamos trocar figurinhas?
Caso queira me add no msn, se tiver, regininhaloverock@hotmail.com

Matheus Santana disse...

Muito bom, eu sou novo no Rock, tenho 13 anos, e quero começar a saber da história inteira
Esse blog é 10

Renan Lima disse...

Carmba, esse blog é foda! Mas só pra responder o "O que aconteceu com o Rock", acontece que ele infelizemnte morreu depois dos anos 2000, quando o Pop dominou o mundo. Mas o espírito dele continua vivo, em outras vertentes do Heavy Metal.

Faço um blog parecido que fala sobre isso, seria bom que lessem.
http://abibliadorock.blogspot.com

Pena que esse site está desatualizado!

Anônimo disse...

e slikpinot macabro so roqweiro do mal
tenho 15 anos e mato palo rock