quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Não gosto de viver do passado.

Há muito venho me segurando, não queria escrever esse post, muitos vão achar preconceito da minha parte, e estão certos, mas tenho meus motivos e vou explaná-los por todo esse post.
Eu sei que isso é um assunto super batido, mas como eu ainda não me posicionei sobre isso, vou transpor minha opinião agora.
Pelo título, a maioria não vai saber do que se trata, mas irei falar da cultura “emo”.
Eu tinha decidido não postar nada a respeito e guardar para mim minha posição, mas hoje estava em uma comunidade do orkut e vi um comentário em um tópico, comentário esse que foi a gota da água para minha revolta.
O comentário dizia o seguinte:

“Não é que eu goste de músicas da moda, eu simplesmente não gosto de viver do passado”

Lógico que não com a grafia correta como escrevi logo acima, mas enfim. Vou começar contando as coisas que pesquisei em artigos, livros e internet, sobre a cultura emo.
O Emo surgiu em 1980 com bandas como Rites of Spring e Embrace, faziam uma mescla de punk com letras que traziam desilusões amorosas, desentendimentos com pais, e “insatisfações com o mundo”, e é nesse último termo que vou me basear. O termo “EMO” surgiu da abreviação de Emotional Hardcore (hardcore emocional), resumindo um hardcore (vertente do punk) com letras que cultuavam a emoção. Em 1982, o emo, ganhou sua versão com vocais gritados, para expressar melhor sua “emoção”. Em 1991 o emo chega a seu pico de máxima com as bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow. Então surge o pós-emo (ramificação do emo (perceberam toda a gama de ramificações, de percas, digamos assim, da originalidade)) que foi o abandono das batidas rápidas, e a troca de guitarras distorcidas por violões, com uma batida calma.
Agora que já sabemos um pouco dessa cultura, vamos ao ponto principal:
Como vimos, em 1980 o ser emo, era de uma certa forma levar o sentimento de paz e amor, era mais uma conscientização. Tinha uma ideologia bacana, mudar o mundo através do amor. Mas com o passar do tempo a ideologia foi desaparecendo, e agora o ser "emo" não é nada mais que ter status.
O que é ser emo hoje? Sim estou generalizando, porque não conheço nenhum que segue a causa verdadeira desse movimento, aliás eles não conhecem nem suas origens. A frase que citei acima deixa claro isso, pois essa vertente do punk vem desde a década de 80, e o cara ainda vem me falar que não vive do passado, puta que o pariu mesmo, quanta ignorância.
E tem outra, como negar o passado, porque foi graças aos Beatles, Deep Purple, e todas essas bandas do início do rock, que o emo veio a surgir. (não me pergunte como que com raízes tão interessantes, o emo surgiu, é uma dúvida que sempre vou ter).
Eu sempre quis saber, o porque das franjas? minha teoria: status. Sinceramente o que acontece com eles é que usar franja significa parecer emo, sentem necessidade de serem identificados, mas o propósito da causa mesmo, ninguém nem lembra.
E pra que diabos escrever em maiúsculas e minúsculas, tudo embolado, enfiando X em tudo que é palavra, eu não sou contra escrever errado, mas desde que a pessoa não tenha conhecimento do certo e também desde de que seja “entendível” o que está sendo escrito. De novo isso é só um jeito de chamar a atenção e mostrar que são emos.
A questão de todo emo ser homo, bom eu prefiro que você leia a reportagem que saiu na Época, que tem um título ótimo “Punks no jardim-de-infância”, veja e tire suas conclusões.
E agora o principal fato, as letras do emo “Moderno”, cadê a conscientização que foi proposta ao início do movimento, lá em 80? Francamente, em que a música emo acrescenta em algum lugar. Entre "razões e emoções", e literalmente vazia, não tem nem pé nem cabeça.
Eles pregam o sentimentalismo, ajudar o próximo, não esconder sentimentos e todas essas porras ae, mas se você conversar com um emo, mais de 90% vai dizer que não gosta de Raul, Jonh Lennon, Jim Morrison, Bob Marley, e é ai que me desmancho de rir, hahauhauhauhaua, por que caso eles não saibam, esses foram grandes nomes, se não os maiores, na busca pela conscientização da massa, através da música. Esses caras ai, pregavam a paz, a não violência e coisas assim, mas so "intelectuais" emos, preferem se fazer de surdos e cegos, e não ver a verdade e nem escutar a voz da razão.
É por essas e outras que eu acho que o movimento emo, morreu em 80 mesmo, o que remanesceu são posers, crianças que procuram algum status, que querem aparecer.
Querem um mundo melhor? então não se desfaçam dos grandes nomes da causa e se mexam, tirem os traseiros do sofá, desliguem a Tv da MTV, e vão fazer alguma coisa, vivam esse movimento como ele tem que ser vivido.
E tem mais uma coisa, emocore não é rock and roll, é uma ramificação porca do Punk, não tem a emoção do rock and roll, e nem as letras de protesto do punk. Pra mim, um pagode com uma guitarra com muito overdrive, um baixista que faz um feijão com arroz e um baterista que se acha rápido.
E pra finalizar o movimento "emo", vai durar no máximo até maio, até a globo ou a MTV lançarem a próxima moda.

Confira o perfil de um emo. (click nas imagens abaixo)










Fiquem com os Deuses do Rock and Roll.

27 comentários:

Eduardo disse...

Emos merecem ser exterminados! aheuaheu

jakared disse...

"...perdoemos senhor, eles não sabem o que dizem..." pra mim, emo deixou de ser ideologia e passou a ser imagem!

Isabela Seabra disse...

Muitos me chamam de emo, pelo fato do meu cabelo ser preto, e eu ter um piercing na boca.
Eu já estou cansada de ignorar atitudes idiotas como dessas pessoas.
Para mim, existe um estilo de 'vestir' diferente dos outros.
Comparando à uma pessoa indie vamos dizer .. o mundo anda muito rotulado ¬¬ e eu falei disso no meu blog, acho que foi você que comentou, né.

" E pra finalizar o movimento "emo", vai durar no máximo até maio, até a globo ou a MTV lançarem a próxima moda. "

você está coberto de razão. eu falo isso direto pro povo, é tudo questão de tempo, ele vai mudando, e somos vítimas dessa modificação.

Jota disse...

odeio emos hurrrr

Anônimo disse...

Cara não tenho preconceito contra nada, modas vão e vem, a evolução é assim, a duas décadas atrás o cantor ovelha era o maior sucesso do Brasil hoje é brega, sempre isso acontecerá, essas modas de hoje amahã serão bregas e quem curte muitos falarão mal.

RUBENS CORREIA
www.blogdorubinho.cjb.net

DAD disse...

Obrigado pelo seu comentário simpático no meu blog.

Apareça sempre!

Abraço

dita-dura.blogspot.com

Anônimo disse...

Pra mim EMO é um estilo normal como qualquer outro. Desde que não achem que tudo é coisa de emo, pra mim tá bom.

Erich Pontoldio disse...

Tenho que respeitar né??? Fazer o que!!!

Nat Valarini disse...

Olá!

Olha eu li o post todo, não vou postar aqui uma frase boba e sem sentido só porque vi teu endereço na comu do orkut e fingir que comentei algo inteligente, realmente li cada palavra!

Gostei muito do seu blog. Achei esta matéria muito interessante, pois confesso que também não conhecia a história do Emo, tudo que vi foram aquelas crianças mimadas na frente do shopping bancando as deprimidas.

Concordo com o que vc falou, se toda essa história é o princípio do movimento, não há emo de verdade.

A onda dos posers agora é ser Fron U. K.

aiaiaiaiaiaiai...


Vou acompanhar teu blog agora, muito inteligente e interessante!

Bjoks e sucesso apra ti.

Anônimo disse...

parabens pelo post! vc escreve muito bem!

Eu só tenho uma coisa pra dizer sobre os emos: EU ACHO ELES RIDICULOS!!!

huahuahaua

Ellen Regina disse...

bem, pela primeira vc eu vim a entender o q se trata essa tal cultura EMO. Tudo bem q eu nunca havia me empenhado nessa causa (kkkkk), mas eu ouvia falar de EMO pra cá, EMO pra lá, e nunca entendi o real significado disso. Enfim, vc me explicou.

Não tenho nada a favor ou contra ninguém ser de tipo de nenhum, desde q se respeite o próximo e se viva em paz.

E tb não acho q ignorar as origens de tal movimento seja uma excluvidade dos EMOs, essa é quase uma característica brasileira...

Unknown disse...

cara vc tah coberto de razão ...
Emo e o maior cancer da sociedade... cara voce naum pode nem usa mais um all strar q vc e emo, se vc tinha uma conga vc era brega og vc e emo... a minha sorte e q esses merdas não roubarão as camisas de flanela.
e vc ta certo eh soh at a mtv lança outra moda ...
lebra q a globo lanso a um tempo atraz a merda do axé...
pra mim a mtv e a globo são outro cancer no mundo da musica

Leandro Merlllin disse...

Confesso que ainda tenho pouquíssimos fraquejos pela "cultura emo", porém não me considero adepto e muito menos simpatizante destes (embora não resista às menininhas com este estilo...)

Mas realmente é foda você pensar que não se pode mais nem sair na rua vestido de preto sem que meio mundo te olhe torto. Só de ROUPA PRETA, bicho! O preconceito também parte por parte de muitas pessoas pela generalização.

Só que é meio difícil de condicionar a nossa mente pra alguns surtos dos emos, como cortes de pulso, alto-flagelo, acessos psicológicos (sejam eles falsos ou nã). Diria que isso é até ridículo. . .

No mais seu post ficou muito bom, bem informativo e completo, além de marcar sua informação. Congratulações!

Abração
Leandro Merlllin
http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com/

ou

http://www.kubomagiko.blogspot.com/

Dash' disse...

hauhauhauhau...
putz, muito massa teu blog.

Literalmente, os emos deviam ser exterminados do mundo(nada contra os emos).

www.universo-p.blogspot.com

Tђαммy disse...

Totalmente de acordo!
Emo não é estilo, é moda...o que os emos querem é chamar atenção e conseguem!
Só por isso essa modinha continua.
E outra coisa, odeeeeio quando alguem vem com esse papo de viver do passado quando o que vem de novo é só porcaria!
Guri, TU MANDA MUITO BEM!

Evan The Scarlet Angel disse...

Ser emo é sse vestir como eles se vestem e não tem nenhuma ideologia por trás disso,não os emos de hoje.
E quanto a não viver do passado,eu AMO viver do passado *-*

"Hey! Teachers! Leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the wall."

Tђαммy disse...

Corrigindo: nao é tuuuudo porcaria, pra toda regra existe uma excessão né?

:-)

Mas emo é porcaria.

Carla M. disse...

adorei teu texto, diz muito do que eu sinto por essa gente que invadiu todos os lugares...

no fundo, só não deixam de ser uma gente muito parecida.

Jack disse...

Ótimo post. Inclusive tenho uma opinião bem parecida com a sua.

Mas a constante é essa mesmo, um monte de criança querendo aparecer que não tem idéia de como surgiu aquilo tudo, de como era a ideologia inicial do movimento e tudo mais.

Abraço!

PS.: Vou te linkar no meu blog, curti demais o seu.

Alexandre Silva disse...

"Time que torce: São Paulo
Jogador Preferido: Richarlyson"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem vários que preferem o Cruzeiro tb...rsrs

Mas essa modinha emo é realmente como vc falou, nada que não passe daqui a algum tempo. Assim como o pagode meloso, o funk do Tigrão e todas as merdas que a mídia MTVista lança. Mas eu combato menos o "emo" do que o "funk". Se nego quer pintar a unha de roxo, usar aquela franja e andar chorando na rua, foda-se, agora esses lixos cariocas me incomodam... e muito! rsrsrs
Ótimo post
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Aninha disse...

Eu num sabiaa de toda essa cultura emo... hehe
legal =]

com certeza os "emos" d hj ñ sabem desses ideais e nm os seguem.... só querem aparecer msmo!
e qnto as músicas d banda emo.... eh incrivel como 99% das bandas falam q ñ são emoo ;s
nm sei q banda eh emo
shauhsuhas


adoreei teu blog!!! x]

Bjs

ninhu_. disse...

Bem..
Na verdade não conhecia esse lado EMO de ser, é um grupo muito grande mas muito pouco divulgado e pesquisado ainda.
Curto mias um rock ska..
alá No Doubt, mas ate q tem algumas bandas Emo que eu curto, como e "30 seconds to mart", que pra mim não deixa a dever pra ninguem do metal (pelo menos na questão música!).
Obrigado pleo post lá no meu blog, hehe imagino que o S.S não seja mesmo sua praia de som, o rock GLAM é bom mas ainda é visto com muito pudor e repulsa!
Em breve tera algumas bandas mais pesadas por lá!
qlq coisa!

.Carlos Alberto disse...

Concordo plenamente com seu post
ser EMO hj nao tem mais significado
esse pessoal acha que ser emo é só usar uma franjinha de lado e chorar.
digo isso por que me considero um EMO verdadeiro e não esses posers idiotas ae
vc escreve muito bem viu
PARABÉNS, muito sucesso pra ti

Anônimo disse...

Olha eu li seu post e achei sensacional, muito bom mesmo.
Acho que foi a primeira pessoa sensata que sabe diferenciar o emo do rock n roll.
Parabéns.

Stanley Marques disse...

Desconhecia a história do movimento e concordo contigo no fato de achar exótico que a grande maioria dos emos desconheçam a história do próprio movimento, tão defendido. Muito bom o texto!

Convido-lhe a conhecer o Antologia Racional: http://www.antologiaracional.com/
parceria?

Unknown disse...

pow, muito massa esse perfil de emo, haha!


curti pakas!

Olivia Colares disse...

nunca fui especialista em "rótulos" do rock. punk, pop rock etc, diferenciá-los nunca foram o meu forte. descobri o blog por acaso e li o texto sobre os emos. confesso que aqui no RJ não pegou muito, até pq andar de botas, casaco e essas roupas mais pesadas nesse calor não dá. mas às vezes a gente vê um desses e identifica logo de cara.
acredito que seja mais uma questão de moda e não somente musical. afinal um emo só identificado pelo que veste, ninguém anda com uma placa escrita "sou emo" até pq se estiver em são paulo o coitado provavelmente está sujeito a uma surra.
bom, o texto é muito bom, super bem escrito! parabéns e até outra vez!
olivia colares