segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Generalização no mundo do Rock and Roll

Como todos sabem, não é segredo pra ninguém que vem acompanhando este blog, minha vida é o rock and roll; respiro, como, durmo, penso rock, não há nada que eu faça que eu não tente associá-lo. Costumo dizer que eu nasci com gene RR, pois pra mim tudo se torna rock and roll. Sendo assim, pra mim, rock é cultura, emoção, atitude, liberdade, feeling, mundo.
E é por esse motivo que estava eu, em comunidades anti-rock, para ver se encontrava um motivo plausível de o porquê as pessoas não gostam do Rock, quais suas idéias, explicações e mesmo seus preconceitos.
Procurei em algumas comunidades algum fato não refutável, que pudesse quem sabe me fazer pensar, refletir, mas no geral era sempre a mesma história: “Rock é música de drogado”, “Rock é coisa de veado”, ou a mais clássica “não gosto e pronto, o gosto é meu.” Quando de repente me deparei com uma comunidade, Rock? Nããããão!!!!, em um dos tópicos da mesma encontrei um dos poucos não rockeiros que sabia escrever, e que achava que tinha algum embasamento no que falava, eis aqui o seu post:

“Por que odeio rock?
Ah, mas essa é muito simples:
1 - Porque eu tenho BOM GOSTO musical. Meu negócio é samba, choro, bossa-nova, musica instrumental, sobretudo a brasileira, a MAIS RICA DO MUNDO. Ah, e pra não falarem que sou um anti-americanóide descerebrado, jazz e blues.
2 - Porque eu conheço MAIS DE TRÊS ACORDES. Além disso, conheço harmonia. E caio no sono quando escuto uma música com menos que isso. E ainda por cima, no rock é tudo TRIADE, não tem uma porra de uma tétradezinha!!!
3 - Porque não sou um PLAYBOYZINHO puto da vida. Muito mais motivos para questionar - e muito mais FERRAMENTAS PARA MUDAR - o mundo tês os pretos favelados que, assim como Cartola, Nelson Sargento e Candeia, nos deram o samba.
4 - Porque acho a língua portuguesa LINDA. Do português vieram versos como "tire seu sorriso do caminho / que eu quero passar com a minha dor". Lá fora, os gringos também acham o português lindo. Só quem não gosta dessa língua são os analfabetos dos roqueiros.
5 - Porque eu não sou um COLONIZADO. Os roqueiros consomem sem pensar (daí o "headbang", pra ver se os neurônios pegam no tranco) tudo o que a METRÓPOLE joga goela abaixo neles, através de suas MTVs da vida. Dou MUITO valor à cultura brasileira, uma das mais ricas do mundo.
E, SOBRETUDO...
...porque EU ENTENDO INGLÊS, ao contrário dos roqueiros!!!!!

"hojeee vai ser o dia
que eu vou jogar tudo de volta pra vocêeeee
Por agora você já deve, de algum modo,
Percebido o que eu vou fazeeeeer
Eu não acredito queee ningéeeem
Sinta o que eu sinto
Por você agoraaaaaaaaaaaaa"
AAAAAAAAAaaaaaaaAAAAAAAAAaaaaaaAAAAAAhhhhhhhhhhhhh!!!
\\//”

HUAHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHA, quanta merda junta, quanta babaquice em um só comentário, eu sempre achei que o comentário “rock é coisa de drogado”, era o campeão da burrice da massa que não gostam do rock, mas me enganei. Essa cara que enumerou motivos contradizendo meu rock and roll, pelo que aparenta pelo seu perfil do orkut, é, culturado, pois fala inglês, aparentemente parece entender de instrumentação, aliás, pelo que pude constatar está se formando em música. E mesmo com toda essa bagagem, me vem com uma putaria dessa, por favor hein.
Bom, vamos a refutação:
1. Bom Gosto? Depende o que é considerado bom gosto. Isso é relativo pra cada um, o que podemos é defender nosso ponto de vista com idéias irrefutáveis, coisa que ele não conseguiu fazer. O que é música brasileira? Pois ele diz ali que o negócio dele é música brasileira, ok, posso concluir então que ele gosta de axé, funk, brega, porque caso não saiba, o Brasil é uma mescla de culturas, o samba que ele tanto fala, tem raízes africanas, a bossa é uma mistura de jazz com samba, e o jazz é americano, já o choro veio da Europa e África. E por fim música instrumental, acho que ele não ouviu falar em Miles Daves, Stevie Ray Vaughan, Satriani, Frank Zappa, Stevie Vai, Jimi Hendrix, Yngwie Malmsteen, é impossível negar que os melhores músicos instrumentistas são do meio do Rock and Roll.
2. Acho que ele não sabe o que é feeling, BB King faz muita coisa com a pentatônica, simples e objetiva, e tenho certeza que com seu blues coloca muito músico que toca tétrades no bolso. E os músicos que eu citei ai em cima entendem bem o que é tétrade, já que isso é um pré-requisito para ser um bom músico. Se ele estudasse esses caras aí, aprenderia muita coisa.
3. Primeiramente, o samba foi aperfeiçoado pelos citados por ele, porque o samba veio mesmo é da áfrica. E em relação a playboys no rock, caraca, será que ele falou isso mesmo, isso sim é falar sem conhecimento nenhum do assunto, vou citar alguns nomes dos playboys: Raul Seixas, John Lennon, Elvis, Chuck Berry, Marcelo Nova, Slash, Little Richards, e por ai vai, todos esses em sua infância, tinham multinacionais que geravam milhares de dólares por dia.
4. Eu também acho o português uma língua linda, e caso ele não saiba, o rock pode ter surgido nos EUA, mas aqui no Brasil ele tem ótimos artistas, desde de Cazuza, Cássia Eller, Raul Seixas até Velhas Virgens e Mamonas Assassinas. E analfabeto é a mãe. Se pesquisar a maioria dos gênios existentes na música, ou são clássicos ou são roqueiros.
5. Acho que ele faltou a aula de história, pois afinal o Brasil é colonizado, todos somos colonizados, eu sou e ele é também. O termo “Brasil colônia”, lembra alguma coisa? Eu sou roqueiro e não consumo sem pensar, conheço um número grande de pagodeiros e emos, que tem esse costume, roupa da moda e grana no bolso das empresas de marcas, mas nós rockeiros, nunca fomos e nunca vamos ser consumistas. E quem da valor a cultura brasileira, deveria ao menos pensar em valorizar o rock nacional, que está embutido na mescla dessa cultura rica.
6. Vide trecho da música “Este teu olhar” de Tom Jobim:

“Este seu olhar quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar
Doce é sonhar e pensar que você
Gosta de mim como eu de você
Mas a ilusão quando se desfaz dói no coração de quem sonhou
Sonhou demais, ah! se eu pudesse entender
O que dizem os teus olhos.”

Profundo não? O caso é que em todos os estilos existem músicas com temas batidos, rimas baratas e verbos no infinitivo.
Mas veja esse trecho da música Imagine de John Lennon:

“Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo
Talvez você diga que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só”

...Acho que não preciso dizer mais nada.

Pra terminar, esse post é na verdade um protesto contra pessoas que como o cara ai, estereotipam o rockeiro e uma forma precipitada, enganada, e sobre tudo generalizada. Há pessoas e pessoas, assim como há roqueiros e roqueiros, portanto antes de falar o que não sabe, fique em silêncio, essa é a melhor postura para quem não tem sequer noção do que está sendo dito e discutido.

Fiquem com os Deuses do Rock and Roll.

13 comentários:

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Olha, eu curto mto o rock, mas procuro manter a mente aberta para aceitar outros estilos e inflências.

Conheço, embora não profundamente, blues, jazz, "música clássica", samba, choro, funk, bossa nova, sertanejo, gauchesco, brega, tango, e sei que em todos esses meios (incluindo rock) existem tanto obras excelentes como grandes porcarias.

Acreditar que é bom apenas pq é brasileiro, é ser tão tendencioso e burro quanto quem acredita que um som é bom só pq tem guitarras e um cabeludo fazendo pose.

DINIZ disse...

rock'n roll é a essência de qualquer movimento musical. muito bom este post e o blog como um todo!
parabéns!

Danielle disse...

mto legal.
Parabens

camilla disse...

Unilateralidade em qualquer coisa é um pecado.
Sabe, gostei da tua postura defender uma postura mais crítica com o que é "made in brazil".
Quanto ao comentário do cara, não vejo porque gostar de uma coisa implica em não gostar de outra. Não entendi, mesmo. Não entendi porque gostar de português implica, necessariamente, em virar um xenófobo que mata qualquer um que pronunciar um "yes".
E quanto ao negócio de roqueiros não serem consumistas...não caia no mesmo erro do sr. samba-choro-mpb. Tem uns roqueiros consumistas bem maluquinhos, tb. Aliás, em todo canto tem.

Paz

Tony Martins disse...

Camilla
Eu defendo a classe de Rockeiros de verdade, não os posers, caras que entendem o significado da palavra Rock.

Fique com os Deuses do Rock

Alexandre Silva disse...

Geralmente essas pessoas que falam que "adoram música brasileira" ñ sei o que mais, de sambinha derundêparabaderundêbá Caetano e Gil, SÓ OUVEM FUNK!!!
Ficam falando nisso pra tentar tirar umas de intelectuais que ouvem Bossa Nova. Aliás, Bossa Nova é uma merda. Eu adoro Sinatra, sou fã incondicional do cara, mas a "aportuguezação" fica foda. Ñ sei como alguém consegue ouvir João Gilberto por exemplo...
Eu gosto de mta coisa brasileira, Roberto Carlos, até Reginaldo Rossi, mas esse papinho derundêbará aí é um porre!!

Eu gosto de Rock, não de Metal. Sepultura, Rancid, Sex Pistols(apesar de ñ ser metal) pra mim é um lixo. Mas respeito todo mundo que gosta. E os nomes que vc citou aí em cima nem precisa de comentário. Só fera...
"deredundêbaráparebá derundêbá..."
PQP

hehehehe
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com/

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...Jonhy
Vim aqui agradecer sua visita e seu coment.
Volte sempre! e cuidado com Zorra total! pode fazermal a sua saude!

Charada disse...

Opa!
Valeu pelo comentário lá no blog... A idéia é ter um lugar pra discutir música, cinema, tv e cultura pop...
Com relação ao seu post, essa discussão é complicada e, às vezes, as pessoas acabam caindo na baixaria e no lugar-comum. Mas achei seus argumentos bem formulados...
MPB, Clássica, Jazz, Reggae... Tá tudo valendo! Mas que a música ficou muito mais divertida graças ao Rock, não há dúvidas!
E devo concordar contigo: ignorar os expoentes do rock nacional é, no mínimo, anti-patriótico e boçal!
Abraços!

Thiago Dalleck disse...

Muito bom o blog, depois vou dar umas olhadas nos posts antigos. Esse lance de gosto é complicado, sempre gera discussões meio exageradas, mas acho que a liberdade de um termina onde começa a do outro.

Mas eu sou assim como você, tudo que eu faço é relacionado ao rock, às vezes sou até chato de tanto que falo de música com as pessoas, em especial o metal. Não conheço muita coisa ainda porque estou concentrado em procurar o que eu gosto mais (Power Metal) e mais pra frente ir conhecendo todas as outras bandas de rock e metal, com o tempo... porque tem muita coisa nesse mundo foda do rock!

Ellen Regina disse...

putz! nadegas a declarar.

MUNIKS disse...

Bom..é quase um ultraje comentar pq vc disse muita coisa..já tem uns 3 anos que me calei perante essas idiotices como o desse mané que toca pandero.Todos sabemos que muitas coisas mudam e que o mundo em si gira em volta da evolução e que o rock veio como uma ideologia linda libertando todas as portas e prisões.Cazuza não só fez meu parto como tbm foi o primeiro aidético a assumir publicamente(pelo menos do Brasil,que eu saiba)Cássia Eller assumiu o homosexualismo sem se sujar ou sujar a honra do respeito,mostrando apenas que somos almas e não pessoas.E que vc foi muito bom em dizer isso tudo..sabemos que pessoas como esse mané do pandeiro,não irão muito longe..não assim expondo opinião sem nunca ter pego num livro ou artigo que falasse do real rock...afinal...o prórpio vocal do Angra ouve de tudo para poder escrever melhor...se uma pessoa não é capaz de estudar para não queimar vivo algo puro..foda-se...se consumirá em suas próprias chamas de seus próprios inquisidores...e quem são os juízes além da vozinha da consicência dos leões dentro de si??mais ou menos isso...ta faltando..mas é do Ghandi
Ta eu me calei pq era como uma judia gritando em plena guerra nazista,mas que bom que as coisas mudaram e que alguns ainda pensam como eu..vlw pela visita no meu blog...e claro...que os deuses do rock te acompanhem...^^

Anônimo disse...

Em tudo que você disse eu assino em baixo, eu tenho pena de gente que pensa que pra se fazer música precisa ser ter estudado música erodito, quem disse que com 3 notas eu não posso fazer um classico, vide Legião Urbana, The Trooper do Iron Maiden e mais um porrada dos mesmos. Acho uma babaquice falar mal do Rock, porque como você mesmo pode comprovar ninguem sabe realmente diser porque não gosta, e isso é tão simples basta diser, cada um tem um gosto, pra que ficar querendo denegrir a imagem daquilo que não gosta????? Sobre o Blog, ta animal gostei pra caramba, visitarei mais vezes. Abraço

Erich Pontoldio disse...

Eu acho que acima de tudo devemos respeitar os gostos e preferencias de cada pessoa ... é algo muito particular.
Criticar é muito fácil qdo não se conhece.