quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tudo é Rock and Roll?

Saudações à galera que acompanha o blog (será que alguém acompanha?), dei um tempo nas postagens, porque tenho trabalhado muito e a facul ta tirando meu sono, ai já viu, não da tempo de postar nada. Mas agora vou tentar postar ao menos 2 ou 3 vezes na semana.

Ultimamente eu tenho percebido uma generalização (de novo ela) muito estranha no meio do rock, aonde tudo que tenha guitarra distorcida seja rock and roll. Essa é mais um daqueles posts de protesto, tentando abrir a cabeça da galera que diz escutar o “verdadeiro” rock and roll.
Características básicas para o conceito do que é rock and roll:
- Primeiramente a banda tem que se reconhecer rockeira. Deve se intitular banda de rock and roll.
- A segunda característica é, ter muito sentimentalismo e tesão pelo que se faz, ter em mente que o rock só é rock se tiver feeling. Tem um amigo meu que diz que, “a arte não um amontoado de cifras, mas a arte em si, é uma fuga”. Não vou ser hipócrita dizendo que, o dinheiro que se ganha fazendo rock não é bem vindo, porém o verdadeiro, não é feito em cima disso, o rock não é comercial.
- Atitude, muita atitude.
- E pra terminar, o rock tem bom senso, de que o que se está fazendo, condiz realmente com o estilo.
Agora que já falei o que se precisa para fazer rock, vamos analisar a cena que se encontra o rock que toca nas rádios e na TV. A moda agora são, bandas como NX Zero, Fresno, Simple Plan, etc... que comandam o rock nas rádios. Essas bandas se encaixam perfeitamente no primeiro quesito, o da banda se reconhecer rockeira, pois essas bandinhas, falam aos quatro cantos que são banda de rock. Pagando de fodões do mundo fonográfico. Será?
Na segunda característica, essas bandas ai já se ferram. Pois podem procurar algum traço de emoção ou tesão nas músicas feitas pelos músicos agora citados. Apesar de tentarem exprimir emoção com letras melosas e românticas, não atingem nem perto o seu objetivo.
Atitude? Aonde será que ela está, eles pensam que atrás de suas franjas, será?
E pro fim, esse bom senso que eu falo, é tanto para quem se propõe a fazer, e também quem se propõe a escutar. Será que quem escuta, chama de rock, porque é mais interessante pagar de rockeiro rebelde, ou porque sente o rock and roll mesmo, em toda sua intensidade e poder? Vocês devem ter visto o VMB 2008, aonde o NX Zero ganhou uma porrada de coisa, lá o vocal querendo pagar de fodão gritou no microfone, “emo o caralho”, ou alguma coisa parecida. Agora eu lhe pergunto, cadê o bom senso, tanto dos caras que não se reconhecem no próprio estilo, da galera que escuta essa banda, e do povo que elegeu eles como artistas do ano. Puta que pariu ein, os caras nem se admitem como emos, tentando se desvencilhar da imagem, para vender mais, para aqueles que não gostam desse estilo, isso é deplorável, é como se o Iron não mais se admitisse heavy metal, para vender cds a pagodeiros e afins. Hipocrisia, nada mais que isso.
Eu tendo como base um pouco de bom senso, digo e repito, todas essas bandas foram feitas para vender, só não vê quem não quer, cópias das boy bands, populares nos anos 90, e como elas acabarão logo.
Para concluir, isso não é rock and roll, nunca vai nem chegar aos pés de ser. São quem sabe um pop music, assim, como o Rappa não é rock, Avril não é rock, que Charlie Brown Jr e Detonautas não são rock. Todos querem, mas morrem na queredeira. Escutem Exxótica, Motoroker, Velhas Virgens, e entenderão como se fazer um bom e VERDADEIRO rock and roll.
Eu sei que cada um escuta o que quer e o que te faz se sentir bem, mas eu acho muito difícil alguém que conheça Rolling Stones, Stooges, Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Beatles, etc etc consiga admirar bandas como NXzero ou Fall Out boy. Há uma grande diferença de qualidade entre elas.
Eric Clapton e George Harrison acariciavam a guitarra, extraindo dela gemidos de prazer. Jimi Hendrix misturava sexo e violência, estuprava sua guitarra, e ela gritava num misto de dor e orgasmo numa orgia musical jamais vista. Era como se fossem a encarnação de Eros, Marte e Athena; os deuses do amor e da guerra numa monumental suruba de notas e acordes, marcando para sempre as almas daqueles que souberam ouvir com a mente e o espírito conjugados o divino canto dos deuses. Rock and Roll.....o céu e o inferno comungando os mesmos ideais! Só existe uma definição: divinos, simplesmente divinos! Beatles, Pink Floyd, Jethro Tull, The Who, Led Zeppelin, Jim Morrison, Janis, Dylan, Black Sabbath, Scorpion, Sex Pistols, Clash...
Essas bandinhas da moda tinham que estudar mais instrumentação, campo harmônico, o vocalista tinha que ter um pouco de base de afinação, mas estudar música só não basta, o rock sempre foi rebelde demais para obedecer a uma metodologia, ele é antes de tudo, atitude, de certa forma uma contra-cultura, e isso não tem nada a ver com moda.

Fiquem com os Deuses do Rock and Roll.

20 comentários:

Juca disse...

cara, concordo com o que tu falou. essas bandinha de hj tipo nx zero só estão de passagem msm pq moda fica só por pouco tempo. aff qnd o nxmerda ganhou akeles premios eu simplesmente desliguei a tv, deu a uma raiva, e ñ, akilo num é rock de verdade. e o fa é eles serem emos e ñ admitirem sendo q a maioria dos fãs são os emos, hipocrisia, como vc disse.

"Jimi Hendrix misturava sexo e violência, estuprava sua guitarra, e ela gritava num misto de dor e orgasmo numa orgia musical jamais vista." putz essa frase eu paguei pau xD

Juka

Stanley Marques disse...

Você recebeu o selo “Esse blog é mara” do Antologia Racional! Passe lá: http://www.antologiaracional.com/ e pegue seu prêmio!

Sua formula se baseia em: disse...

PQP, quando comecei a ler este post fiquei com uma raiva tremenda (adoro os garotinhos do nx, fresno e derivados, poask) - mas conforme fui lendo, e o que disse tem sentido, acabei concordando com voce!não que eu va parar de ouvir o som melodico deles, mas realmente o que eles tocam não e rock and roll

Janaina W Muller disse...

Nossa, ótimo post! Mas é que eu não sou muito fã de rock...claro, eu reconheço as habilidades dos rockeiros, mas prefiro músicas mais calmas :D E olha, realmente...essas bandinhas de "boyzinhos" que ficam aparecendo a todo momento não tão com nada. Vira modinha e depois de um tempo, desaparecem, sendo substituidas por outras exatamente iguais as anteriores :þ

Abraços.
='-'=


http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

Advogado disse...

O importante é ter em mente a naturalidade das coisas, existem bandas que citou que tentam forçar um estilo, uma imagem... enfim, o rock é rock mesmo....

Abaixo os adolescentes alienados que ouvem pop achando se os mais rebeldes +D ao que denomino posers ehhehe


abraço!

A Liberdade é sagrada!

www.liberdadesagrada.blogspot.com/

Ellen Regina - facetasdemim disse...

acho interessante o seu culto ao rock and roll como um prazer eleito, declarado, opção por afinidade mesmo, mas discordo da atribuição de valores de outros estilos musicais em função do Rock...

Erich Pontoldio disse...

Rock´n´roll ... ou vc gosta ou apenas toléra.

Rubens Rodrigues disse...

Aew, finalmente achei um blog q dah gosto comentar \o/

Olha só, votei nessa enquete aih, mas faltou a opção Post-Punk/Gótico/Darkwave, huhu.

Cara, muito bom teu blog, ah, quero te dar um toque.
Boa idéia essa lista de shows de rock no Brasil, só tem um problema. O show do Nightwish em Porto Alegre foi cancelado!
E inclusive, eu vou para o show deles em Fortaleza \,,/.

Só mais uma coisa, tenhu um blog que trata dentre outras coisas, rock, então quero fzr uma parceira contigo.
Vou add esse blog lá nos favoritos do meu e espero q faça o mesmo por mim.

Poesia Inconstante:
www.poesiainconstante.blogspot.com

Só mais uma coisa: vou voltar sempre!!!

Rosangela A. Santos disse...

acho interessante o seu culto ao rock and roll como um prazer eleito, declarado, opção por afinidade mesmo, mas discordo da atribuição de valores de outros estilos musicais em função do Rock...

[2]

Tony Martins disse...

Eu não, afinal, o rock tem tudo que outros deveriam ter, desde uma ideologia a musicalidade.

Bia Nascimento disse...

assino embaixo!!

Anônimo disse...

Hoje tudo o que tem guitarra não é rock, definitivamente.
Acho que não podemos ficar presos naquele conceito da década de 60 de que para ser rock tinha que ter um mau comportamento.
Mas putz! Nx Zero, Avril e todas essas modinhas que não trazem nada de novo e não tem o mínimo de paixão pelo que fazem, não vale a pena nem ouvir.

Anônimo disse...

Ótimo post! Parabéns.

Eu nem levo em consideração as bandas da moda, até pq sei que durante os próximos dois anos vou sofrer muito se resolver levar, afinal de contas, o "Rock" está entrando na moda. Isto abre brecha para coisas como produções da Disney com a temática, filmes hollywoodianos de comédica com a temática e bandas e mais bandas aparecendo se dizendo do Rock.

Do jeito que eles aparecem, eles somem. Não irão continuar, NX Zero e outras coisinhas vão sumir sem dificuldades. A não ser que assumam o lado pop e trabalhem como o pessoal do J Quest resolveu trabalhar, é pop e pronto. Ganha dinheiro com isto, sem hipocrisia.

Minha única discordancia de vc é que O Rappa é, ou foi, rock. Ao menos na época do Yuka.

Abraços.

Ah! Estou produzindo um PodCast sobre música, e claro, muito rock. Depois me diga o que achou.

Anônimo disse...

Muito bom o conteudo do seu blog, (PRIMEIRA VEZ AQUI)concordo em genero numero e grau o que foi dito á respeito dessas "bandinhas"de passagem, veja exemplo no bom e velho rock n' roll, quantas bandas voce conhece (tipo; stones, zepellin)que tem membros na faixa dos cinquentão.
Quem não tiver competencia não irá se estabelecer. Abrç

Anônimo disse...

Concordo com o que vc diz a respeito de faltar a essencia do rock nessas bandinhas novas, mas uma coisa nó temos que concordar, o rock sempre foi e será um lançador de moda... independente se é beatles ou fresno!!
Agradeçp a sorte que tive de ser apresentada ainda cedo a beatles, stones, sabath a tantos outros que são fodões e póe qualquer bandinha pity no chinelo...

Posso fazer uma critica? Leva pro lado construtivo ok? O fundo preto do blog dificulta um pouco a leitura, principalmente pros que não tem uma vista assim tão boa sabe...rsrsrs
Bjo!

Unknown disse...

Concordo plenamente! Fico p.... qdo essas crianças d hj em dia (pareço uma velha falando assim) dizem q NX é rock, q isso é rock... não é pô!!!! Caramba... Credo... Rock msm é difícil d existir atualmente (só msms AC/DC, Iron Maiden...).

Vi seu blog numa comu do orkut!
Passa lá no meu blog tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

ninhu_. disse...

Verdade..
incrivel como as pesoas ainda conseguem gostar de coisas tão falsas..
Os caras são falsos, a banda é falsa, as músicas e afins....
E ainda tem gente q defende tudo que os cara dizem ser.. gente, temos q abrir os olhos e ver o que realmente estamos fazendo com
as nossas escolhas, músicais ou não!
..deploravél..

Mt boa a sua materia!
Com um texto mt bem elaborado!
O trabalho da facul ocupou bem sua cabeça,
e deve ter lhe dado uns bons argumentos!
Abraço!

Anônimo disse...

Se todos prestassem atenção ( afinassem o ouvido, na verdade) veriam que delícia é escutar um rock seja ele, trash metal, hard rock, heavy metal melódico , death netal e todas as variantes que o rock propõe. Escutar e curtir as batidas e afinações de uma guitarra , tão diferentes de cada banda. Ah, como é bom o rock.
Beijinhos de Rozangela Melo
Fazemos cinema amador
Visite nosso blog:
www.cgfilmpictures.blogspot.com

Impasse Livre disse...

O verdadeiro rock não morre nunca, estará pra sempre eternizado na Maldita fluminense, o qual faço parte. essa galera de hoje carece de qualidade musical! abs,leandro

Aliny disse...

Não tenho nem o que dizer, vc já disse TUDO.
Muito bom o seu ponto de vista.
Muito raro hoje em dia onde tudo o que se faz é pensando em vender, alguém com um pensamento assim.
Pois como vc mesmo disse, o rock não é comercial.

Antes as pessoas respeitavam, admiravam o rock.
Rock antigo, rock bom. E não essas porcarias que estão tocando por aí.

Como vc mesmo sitou...

Bom, é isso...
Só dei minha opnião sobre o que vc postou.

Beeeijo, Aliny.